Impacto do programa de capacitação no ambiente virtual : estudo de caso de uma rede de professores



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Educação, Ciência e Tecnologia

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Antonio, Liliane de Queiroz

Orientador: Sergio Ferreira do Amaral


Assunto: Tecnologia educacional,Gestao do conhecimento,Classificacao,Educational technology,Interactivity,Digital communication,Taxonomic,Knowledge management


Resumo: Resumo: No presente trabalho foi analisado o impacto que um ambiente virtual interativo venha a ter sobre um grupo de professores, por meio de suas manifestações de comunicação e de interatividade bem como a cooperação e a colaboração que um ambiente virtual interativo apresentado como um ferramental pedagógico nas capacitações de professores. O ambiente virtual interativo foi disponibilizado aos assistentes técnicos pedagógicos e aos supervisores de Ensino da Rede Estadual de Educação de São Paulo. Seu eixo central foi o conteúdo de Ensino Religioso que, enquanto necessidade de capacitação para os professores, pode ser discutido e criticado. Foram sugeridas também ações e citações pedagógicas, de forma a realizar a teoria e a prática, a fim de que os alunos de sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental pudessem desenvolver o conceito de Ensino Religioso de maneira pedagógica, sendo construída pelos professores multiplicadores, havendo, assim, uma maior proximidade deles com a sua realidade


Abstract: Abstract: In current research it was analyzed the impact of a virtual interactive environment over a selected group of professors taking it account not only their behavior of communication and interactivity but also the cooperation and collaboration that the proposed virtual interactive environment would have as a pedagogical tool . The virtual interactive environment was made available to the pedagogical technical assistants and to the teaching supervisors of the State Education Agencies of São Paulo. Its main subject was based on religious teaching that could be used for both professors training and debating. Furthermore, it was suggested pedagogical activities in order to join theory and practice directed to students of 7th and 8th grades. It was expected that this students would develop religious concepts in a pedagogical point of view supported by professors that could assure a closed connection to the reality,\$aEducação, Ciencia e Tecnologia


Referência: ANTONIO, Liliane de Queiroz. Impacto do programa de capacitação no ambiente virtual: estudo de caso de uma rede de professores. 2005. 122 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: